O que sua marca precisa saber sobre o ZMOT?

ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth, ou em português Momento Zero da Verdade. Esse é um conceito que explica como, atualmente, os consumidores se comportam durante o processo de compra e tomam uma decisão.

Mas como chegaram nesses estudos? 
Quem é o responsável por isso?

A base para realização desse conceito é bastante sólida, o termo foi criado pelo Google juntamente com a empresa Shopper Sciences por meio de pesquisas com 5.000 empresas.

De 2011, ano que o Google “Startou” as primeiras pesquisas até aqui são 10 anos, o assunto ainda continua sendo o mais politizado dos últimos tempos, afinal, a internet modificou e muito o comportamento, consumo e o processo de compra das pessoas. 

Aqui na Massi, tem quem já nasceu na era da experiência de compras digitais e aqueles que não abrem mão de dar aquele “rolê” no shopping, afinal, hoje é muito mais simples ter acesso a tudo com apenas um toque ou um clique, comparar preços, saber o que as pessoas estão dizendo e até mesmo visualizar o produto em 360º graus..  

Quem não entende ou anda na contramão desse processo pra lá de assertivo feito pelo Google, acaba patinando feio em suas ações de marketing, afinal, com o ZMOT o marketing progrediu e as estratégias conduziram as alterações no comportamento antes da compra. 

O Momento Zero da Verdade é:

  • Uma mãe está ocupada em seu carro, procurando descongestionantes no celular enquanto espera para pegar seu filho na escola.
  • Um gerente de escritório em sua mesa, comparando custos de cartuchos de tinta antes de ir até a loja de materiais de escritório.
  • Uma jovem em seu apartamento, pesquisando na internet detalhes interessantes sobre um novo rapaz antes de um encontro.

Tá vendo só, dessa forma é possível identificar como eles se informam e quais são os fatores que o levaram a decidir por um produto ou outro

Não tem mistério algum e por isso se trata de um momento que carrega a palavra “verdade”, afinal, é natural, pois é assim que os consumidores vivem, aprendem e tomam suas decisões nos dias atuais. 

Mas e o marketing boca a boca, morreu? De forma alguma, mas hoje é a internet um dos principais meios para expressar opiniões e por isso a aprovação dos nossos amigos e contatos nas mídias sociais valem e muito para uma tomada de decisão. 

Em resumo, as pessoas se informam e decidem pela aquisição de um serviço ou produto, durante o Momento Zero da Verdade. 

E agora, como saber o posicionamento da sua marca no ZMOT?
Sua marca está preparada para qualificar o Momento Zero da Verdade?

Conta pra gente!

Confira o estudo completo sobre o ZMOT >>> clique aqui.

Se liga na Massi! Nosso objetivo é fortalecer a presença digital da sua marca para gerar novos relacionamentos e bons negócios.

LECINSKI, Jim. ZMOT Conquistando o Momento Zero da Verdade. Think.Storage, 2021. Disponível em: <https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmot-momento-zero-verdade_research-studies.pdf>. Acesso em: 27 de janeiro de 2021.