ZMOT é a sigla para Zero Moment of Truth, ou em português Momento Zero da Verdade. Esse é um conceito que explica como, atualmente, os consumidores se comportam durante o processo de compra e tomam uma decisão.
Mas como chegaram nesses estudos?
Quem é o responsável por isso?
A base para realização desse conceito é bastante sólida, o termo foi criado pelo Google juntamente com a empresa Shopper Sciences por meio de pesquisas com 5.000 empresas.
De 2011, ano que o Google “Startou” as primeiras pesquisas até aqui são 10 anos, o assunto ainda continua sendo o mais politizado dos últimos tempos, afinal, a internet modificou e muito o comportamento, consumo e o processo de compra das pessoas.
Aqui na Massi, tem quem já nasceu na era da experiência de compras digitais e aqueles que não abrem mão de dar aquele “rolê” no shopping, afinal, hoje é muito mais simples ter acesso a tudo com apenas um toque ou um clique, comparar preços, saber o que as pessoas estão dizendo e até mesmo visualizar o produto em 360º graus..
Quem não entende ou anda na contramão desse processo pra lá de assertivo feito pelo Google, acaba patinando feio em suas ações de marketing, afinal, com o ZMOT o marketing progrediu e as estratégias conduziram as alterações no comportamento antes da compra.
O Momento Zero da Verdade é:
- Uma mãe está ocupada em seu carro, procurando descongestionantes no celular enquanto espera para pegar seu filho na escola.
- Um gerente de escritório em sua mesa, comparando custos de cartuchos de tinta antes de ir até a loja de materiais de escritório.
- Uma jovem em seu apartamento, pesquisando na internet detalhes interessantes sobre um novo rapaz antes de um encontro.
Tá vendo só, dessa forma é possível identificar como eles se informam e quais são os fatores que o levaram a decidir por um produto ou outro.
Não tem mistério algum e por isso se trata de um momento que carrega a palavra “verdade”, afinal, é natural, pois é assim que os consumidores vivem, aprendem e tomam suas decisões nos dias atuais.
Mas e o marketing boca a boca, morreu? De forma alguma, mas hoje é a internet um dos principais meios para expressar opiniões e por isso a aprovação dos nossos amigos e contatos nas mídias sociais valem e muito para uma tomada de decisão.
Em resumo, as pessoas se informam e decidem pela aquisição de um serviço ou produto, durante o Momento Zero da Verdade.
E agora, como saber o posicionamento da sua marca no ZMOT?
Sua marca está preparada para qualificar o Momento Zero da Verdade?
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LECINSKI, Jim. ZMOT Conquistando o Momento Zero da Verdade. Think.Storage, 2021. Disponível em: <https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmot-momento-zero-verdade_research-studies.pdf>. Acesso em: 27 de janeiro de 2021.