Você está usando o chatbot da forma correta?

O chatbot é uma poderosa ferramenta de comunicação que pode auxiliar o atendimento do público interessado pelos produtos e serviços de uma empresa com qualidade e precisão. Por isso, é necessário entender melhor o comportamento e a forma como esses perfis se relacionam para que a interação com esse sistema seja mais próximo do natural possível.

Para que aconteça essa naturalidade é necessário o entendimento dos contextos em que as pessoas podem iniciar as conversas e quais os possíveis objetivos. Quem pode fornecer informações sobre o comportamento dos clientes é o banco de dados da própria empresa.

Humanizar o bot também é importante! Ele deve ter características que o aproximem das pessoas. Comece criando um avatar e desenvolvendo um tom de voz que combine com a personalidade do sistema e o modo como ele vai tratar quem entrar em contato em diversas situações. Assim é possível alinhar a essas características à mensagem que a empresa quer passar.

E por último, mas não menos importante, vem a avaliação dos canais de comunicação. As redes sociais e os aplicativos de mensagem são os mais utilizados e de fácil integração com os chatbots. Esses meios devem fazer parte de uma estratégia que entenda a preferência do público para se comunicar.