Enxergar além do óbvio é importante para estimular a criatividade no trabalho

Sami Ribeiro é ilustrador e desenvolve trabalhos principalmente para o público infantil. Seu projeto mais recente publicado foi o livro "Além do que se vê''. Um detalhe curioso sobre ele é que, em meio a tanta informatização de processos de design, o artista prefere criar por meio do desenho feito à mão.

 

Para o ilustrador, algo que estimula muito a criatividade no trabalho é praticar o o hábito de enxergar as coisas ao redor além do óbvio. ''Gosto muito de uma frase que diz: quando começamos mudar o nosso jeito de olhar para as coisas ao nosso redor, as coisas ao nosso redor começam a mudar", completa.

 

Ainda segundo Sami, outro fator que contribui para o desenvolvimento da criatividade é a busca por inspirações  que vão além da própria área de atuação. ''Leio muita coisa, vejo o trabalho de outros artistas em várias plataformas, sou muito curioso sobre o que está sendo produzido por aí em vários segmentos e me informo muito o tempo todo, isso contribui para estimular a capacidade criativa". 

 

''Para conseguir me concentrar e fazer o trabalho fluir mais, também busco ouvir músicas e mudar um pouco o ambiente de trabalho'', conclui o ilustrador, sobre fugir do bloqueio criativo.